Boas práticas e homenagens marcam Ciclo de Debates em São João da Boa Vista

09/06/2025 – SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) – O Teatro Municipal, em São João da Boa Vista (SP), sediou na segunda-feira (9/6), às 10h00, mais um encontro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com lideranças dos municípios jurisdicionados da região de Mogi-Guaçu, iniciativa que faz parte das atividades da 29ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.
O décimo sexto evento da edição de 2025 contou com cerca de 750 pessoas, dentre elas, 19 Prefeitos e 16 Presidentes de Câmaras, além de Vereadores, gestores públicos, administradores, servidores e representantes da sociedade civil que tiraram dúvidas e receberam orientações quanto às boas práticas e o uso adequado do recurso público.
Antes do encontro, assim como nos debates anteriores, o Presidente do TCESP, Conselheiro Antonio Roque Citadini, se reuniu com Prefeitos para tratar de demandas de interesse da população regional.
Participaram da mesa de abertura dos trabalhos, além do Conselheiro-Presidente, a Vice-Presidente, Conselheira Cristiana de Castro Moraes; o Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho; o Conselheiro Renato Martins Costa; o Conselheiro Sidney Beraldo; o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli; a Procuradora-Geral de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; o Diretor da Unidade Regional de Mogi-Guaçu (UR-19), Vanderlei Marçola; o Prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho; o Presidente da Câmara de São João da Boa Vista, Luis Carlos Domiciano; e o Presidente do Conselho Deliberativo da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara.
. Reconhecimento
A abertura do encontro em São João da Boa Vista contou com a apresentação especial do Coral Elohim, regido pelo Maestro Estevão Ferreira.
Na oportunidade, o evento proporcionou uma série de homenagens ao Conselheiro do TCESP Sidney Beraldo. Natural de São João da Boa Vista, onde chegou a ser Vereador e Prefeito, o Conselheiro recebeu homenagens da família no palco do Teatro, além de uma mensagem ao vivo transmitida pelo Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin.
Em seus discursos, os Conselheiros do TCESP ressaltaram a importância do Ciclo de Debates na região e teceram palavras de carinho ao Conselheiro homenageado.
“Quero cumprimentar e saudar o Conselheiro Sidney Beraldo pelas homenagens que está recebendo. E farei um resumo do motivo pelo qual estamos aqui. É claro que o TCESP está aqui para discutir problemas. Nós, por meio do nosso corpo técnico presente aqui, queremos ajudar para que tenhamos boas administrações, e que eles errem menos”, destacou o Presidente Roque Citadini.
“Quero agradecer muito ao Conselheiro Beraldo por toda a convivência e o aprendizado que me proporcionou nesse período todo que estou ao seu lado”, ressaltou a Conselheira. “Assim como a orientação previne erros, um controle interno efetivo leva diretamente ao conserto e a sugestões dos equívocos que estão acontecendo para que não aconteça, para que evite, e também o controle técnico para as sugestões de melhorias”, pontuou a Vice-Presidente.
“O Conselheiro Beraldo tem uma qualidade que é fundamental que é a correção, a honestidade, a seriedade. Você não passa pela vida pública sem nenhuma marca, nada, a não ser pelo bem-estar da população”, disse o Corregedor Dimas Ramalho. Tenho certeza de que São João da Boa Vista está feliz hoje. Porque emprestou para São Paulo e para o Brasil, um filho que orgulha a sua terra e não tem coisa melhor do filho que orgulha e é reconhecido pela sua terra”, pontuou o Conselheiro.
“Eu tava me recordando que eu iniciei as minhas palavras naquele dia (sessão solene do Conselheiro Sidney Beraldo) com a seguinte reflexão: Se a escolha de um Conselheiro para o Tribunal de Contas fosse algo que se estabelecesse como se escolhe alguém para desenvolver alguma atividade, algum emprego, e não da forma como é, constitucionalmente, estabelecida. Se fosse diferente, e a gente estabelecesse uma série de critérios, requisitos e qualidades que fossem necessárias para ocupação desse cargo, não encontraríamos ninguém com maior capacidade, competência e detentor de todos esses critérios, virtudes e qualidades, do que Sidney Beraldo. Eu disse isso naquela manhã, e hoje, 13 anos depois, pelo menos nisso na vida eu acertei”, destacou o Conselheiro Renato Martins Costa.
“Eu fico muito feliz, muito honrado de ver esse Teatro Municipal lotado. Então isso é uma demonstração do grande interesse, da responsabilidade de cada um que comparece aqui e com o mesmo objetivo que é o nosso, nesse papel pedagógico que nós temos, de termos cada vez mais uma gestão de qualidade que possa beneficiar aquele que mais interessa e aquele que mais precisa, que é o cidadão”, ressaltou o Conselheiro Sidney Beraldo.
“Sem dúvida nenhuma, o exemplo de vida do Conselheiro Sidney Beraldo merece ser contado a todas e a todos, porque é um exemplo de vida que merece ser conhecido e seguido. Portanto, todos nós estamos aqui hoje não só para compartilhar os conhecimentos do Tribunal de Contas, mas também para homenagear o nosso Conselheiro Sidney Beraldo”, disse o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli.
. Debates
Em seguida, o corpo técnico do Tribunal de Contas dirimiu dúvidas de assuntos como: Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Terceiro Setor, Planejamento, ações fiscalizatórias da Corte, Controle Interno, Nova Lei de Licitações e assuntos pertinentes às Câmaras Municipais.
Coordenada pelo Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, a mesa técnica teve as presenças do Diretor de Supervisão da Fiscalização (DSF-1), Paulo Massaru Uesugi Sugiura; do Diretor da Unidade Regional de Mogi-Guaçu (UR-19), Vanderlei Marçola; da Diretoria da 10ª Diretoria de Fiscalização (DF-10), Roberta Azola Gardelli; dos Chefes Técnicos da Fiscalização (UR-19), André Fernando Silva Lopes e Ielineque Rezende Falcão; e do Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp) do TCESP, Marcos Portella Miguel. As atividades da 29ª edição do Ciclo de Debates do TCESP continuarão na quinta-feira (12/6), às 14h00, em Bastos (SP), no Anfiteatro Governador Mario Covas, no Centro Cultural ‘Professora Tsuya Ohno Kimura’, localizado na Avenida Dezoito de Junho, 250.